Transformar uma invenção em um produto acessível envolve tempo, investimento, validação técnica, licenciamento e aceitação do mercado. Por isso, é fundamental valorizar e investir em pesquisa aplicada, transferência de tecnologia e empreendedorismo inovador, especialmente no cenário nacional.
O Brasil tem um potencial criativo imenso — e quanto mais incentivarmos a ciência, a inovação e as parcerias entre inventores independentes e a indústria, haverá mais chances de ver essas ideias brilhantes se tornarem realidade acessível para todos.
Registrar uma patente no Brasil ou no Exterior, exige investimento significativo e tem validade limitada. Em geral, uma invenção patenteada tem proteção legal por até 20 anos. Já as chamadas patentes de Modelo de Utilidade, que se referem a melhorias em técnicas ou equipamentos já existentes, têm validade reduzida, geralmente de 10 anos.
Por isso, nem todas as invenções desenvolvidas por nossa equipe são registradas de imediato no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Essa decisão estratégica visa proteger as criações de forma segura, reduzindo o risco de cópias indevidas antes de sua apresentação pública.
A “i9dade” desenvolve soluções inventivas em diversos segmentos, sempre com foco em funcionalidade, sustentabilidade e inovação prática. Confira alguns dos setores em que temos projetos em desenvolvimento:
Áreas em que Atuamos
Acessibilidade (3) – Acessórios Musicais (3) – Agroecologia (3) – Bem-Estar e Saúde (5) Captação de Água (6) – Cogeração de Energia (4) – Construção Civil (10) – Cosmetologia (?) – Design de Joias (3) – Elevação de Cargas (5) – Energia Heliotérmica (2) – Energia Solar (5) – Indústria Cerâmica (4) – Indústria Panificadora (22) – Utensílios Domésticos (8)…e muito mais.

Já são mais de 20 criações para construção de um novo modelo de Padaria.

Esta é apenas uma de nossas muitas criações otimizadas na parte elétrica.

Já pensou na praticidade de ter Papel Higiênico de RESERVA na hora “H”

Já viu uma funcionalidade dessa para eliminar a sujeira na tampa do FOGÃO?